O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está completamente seguro de que o Brasil não precisará retomar o horário de verão em 2025.
De acordo com o ministro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética nacional e a modicidade tarifária, princípio que busca garantir tarifas justas de energia elétrica.
“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, destacou Silveira, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, veiculado em emissoras de rádio de todo o país.
Silveira lembrou que o Brasil depende fortemente de suas hidrelétricas, e que o governo tem trabalhado para reforçar o sistema com o apoio das usinas térmicas. Segundo ele, um novo leilão de térmicas será lançado na próxima semana para garantir ainda mais estabilidade ao fornecimento de energia.
O ministro também ressaltou que o Brasil é referência mundial em energia renovável, mas lembrou que essas fontes, embora limpas e sustentáveis, são intermitentes, pois dependem de fatores naturais. Para equilibrar o sistema, o governo aposta em novas tecnologias de armazenamento por baterias.