A Rádio que é Tudo de Bom!

(17)3542-2510

Clima

Como será o outono?

Veja o que diz a meteorologia sobre a estação que começa nesta quarta

Como será o outono?
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

outono começou nesta quarta-feira (20) e será de tempo muito seco e temperaturas acima da média em boa parte do Brasil. A nova estação teve início à 0h06 de 20 de março e se estenderá até às 17h51 de 21 de junho.

🍁 Estação de transição entre o verão e o inverno, o outono normalmente é caracterizado por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas amenas.

Mas os efeitos persistentes do El Niño e a atmosfera mais quente, influenciada pelo Oceano Atlântico mais aquecido, vão fazer o país ter um outono de mais calor e tempo seco do que o registrado no ano passado, por exemplo.

Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, comenta que os primeiros dias da nova estação devem ser quentes, ainda por conta da ação da onda de calor que elevou as temperaturas no Brasil na última semana do verão.

Por volta do dia 21, a expectativa é que uma frente fria avance e quebre o padrão de calor. Com a massa de ar frio, as temperaturas devem ter uma queda, em especial no Sul e no Sudeste.

Tendências para o outono

 

Além da previsão de tempo seco e calor para o outono, os meteorologistas destacam cinco tendências para as diferentes regiões do país:

1. O Brasil deve ter novas ondas de calor?
🥵 É improvável! Períodos de calor mais intenso do que o normal ainda são esperados para abril e maio entre o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e a região mais central do país. Mas o padrão esperado para a estação deve atuar e as temperaturas devem entrar em queda gradual.

2. A seca continua na região amazônica?
🚣 O fim do verão amazônico tende a ter mais chuva sobre a região, mas as temperaturas seguem acima da média. O nível dos rios pode chegar à normalidade, mas por pouco tempo.

3. O frio deve ser intenso durante o outono?
🥶 
As primeiras quedas significativas de temperatura tendem a acontecer ainda em abril sobre o Sul e áreas do Sudeste. No entanto, frio intenso é mais provável somente a partir de maio.

4. O Nordeste deve ter chuvas intensas e volumosas?
⛈️ O El Niño desfavorece chuvas no Nordeste, mas as condições de aquecimento do Atlântico tropical devem gerar chuvas intensas na região. Com a temperatura acima da média, há um impacto no período úmido principalmente na faixa leste do Nordeste, com potencial para temporais.

FONTE/CRÉDITOS: g1

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )